#31 | Como escrever melhor!

agosto 31, 2017

Foto: Reprodução/Unsplash

Hoje é 31, último dia do mês e sabe o que isso significa? Sobrevivi ao BEDA e eu não poderia estar mais feliz. \o/ Durante todo esse mês, eu consegui crescer muito, com os temas, como pessoa e meu coração se encheu ainda mais de amor. Pude refletir sobre as coisas que tenho feito, em vários posts e isso é gratificante. Sou imensamente grata a quem esteve comigo durante o mês inteiro e quero dizer que em 2018 tem mais. <3


O último tema do BEDA do Blogs Up é: Como escrever melhor!


Desde pequena eu sabia que queria trabalhar escrevendo, ainda não tinha escolhido qual ao certo a profissão, sabe como criança é né? Já quis ser escritora, colunista de revista, ter um blog na internet, ser jornalista e várias outras coisas. Os anos se passaram e aqui estou eu, estudando jornalismo e com um blog na internet.


Ao longo desses anos, criei vários hábitos que me ajudam muito a escrever melhor e me livrar dos bloqueios criativos que insistem em grudar em minha mente. Aproveitei o tempo para listar e passar para vocês. São dicas que funcionam para mim e espero que funcionem com vocês também! Let’s go?

1. LEIA MUITO


Uma dica básica, mas que ajuda muito. Li em algum lugar que “Pessoas que lêem mais, tem mais facilidade na escrita.” Então leia muito! Livros, revistas, blogs, jornais, o que você quiser, mas leia!


2. ESCREVA TUDO QUE VIER NA MENTE


Essa é a dica que eu mais sigo. Sem pensar muito, sem formar raciocínios, escreva! O que importa é você colocar todas as suas ideias para fora, vomitar tudo, palavras, frases soltas, tudo que vier na mente. Pode parecer sem sentido, mas depois que você estiver com a mente relaxada e for reler vai conseguir escrever um texto de verdade!


3. ESCREVA TODOS OS DIAS


Em qualquer horário, onde estiver, escreva sobre qualquer coisa. Sobre a menina que passou na rua, o casal que está sentado na praça, sobre seu gato ou sobre o seu dia. O hábito de escrever sempre, ajuda.


4. TODO MUNDO TEM BLOQUEIO CRIATIVO, ACEITE!

Se tinha uma coisa que me deixava irritada ~ainda deixa~ é o tal do bloqueio. Tive que aceitar que todo mundo tem bloqueio para poder sair dele. Quando estou bloqueada leio textos de outras pessoas, visito blogs, ouço música, assisto um filme, deixo a cabeça esfriar. Não adianta forçar muito. Depois que tiver com a cabeça mais leve, siga a dica de número 2.


5. RELEIA QUANTAS VEZES PRECISAR

Eu reviso meus escritos várias vezes e não conformada ainda peço ajuda. Não exite em ler quantas vezes precisar e nem em pedir ajuda.


Espero que tenham gostado do post e de acompanhar o BEDA! Ano que vem tem mais e os posts semanais voltaram logo.

Gratidão!
Xoxo <3



  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. Olá
    Eu também sempre soube que trabalharia com as palavras. Eu amo escrever e concordo que o mais importante é ler muito. Quem lê, tem vocabulário, além de conhecer novos mundos e novas formas de escrita. Nada me deixa mais feliz que escrever. Ultimamente está sendo bem bacana pra mim. Várias ideias vem surgindo. Nem sempre elas se conectam, mas sempre as escrevo pra saber o que fazer com elas depois.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa é escrever pra conectar depois. Já perdi muitas idéias por não fazer isso 💔

      Excluir
  2. Uma coisa que acho engraçada na blogosfera é que as pessoas prezam muito pela quantidade. Querem escrever milhares de posts, mas esquecem que a escrita é a parte mais importante de tudo isso. Vejo inúmeros textos mal escritos, mal pontuados, com erros grotescos, pela simples falta de atenção. É normal passar coisa, mas é aí que entra o segredo de ler, reler e ler mais uma vez o que estamos escrevendo. A habilidade da escrita não é um dom, é só a prática. Acabamos nos adaptando a nossa própria escrita depois de um tempo, então conseguimos fazer disso algo positivo ♥ Tuas dicas são ótimas e espero que ajudem muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase sempre deixo algo passar, mas fico relendo sempre para arrumar os erros. Obrigada, Kelly! ❤

      Excluir
  3. Minha prof de português sempre dizia exatamente tudo que você disso no post, pra fazer algo bem é preciso de muita pratica.
    Boas dicas e sucesso pra vc e seu blog

    ResponderExcluir
  4. Dicas muito boas, eu tenho bastante bloqueio criativo e isso me afeta muito, mas tento lidar com isso da melhor forma possível, pois sei que é algo natural.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem bloqueio, Le! E cabe a nós lidarmos da melhorar forma possível para ele passar. ❤

      Excluir
  5. Amei o post, eu amo escrever, pra quem tem dificuldade com isso, ta aí uma ótima mão na roda. Vou salvar aqui nos favoritos pra quando algum amigo precisar de ajuda.
    Bjs,
    Ka.

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia que ler muito ajuda na hora de escrever, e acho que de falar também. Ultimamente tenho notado que do nada uso umas palavras diferentes em diálogos e isso é muito louco kkkk enfim, nada haver com o post mas tive que falar.
    Pior coisa pra mim é bloqueio, acho que to passando por um agora mas to na fase de negação. Mas eu amo escrever ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso, as palavras parecem pular da boca né? Haha espero que o bloqueio tenha passado ❤

      Excluir
  7. A dica de ler muito já é comigo mesma hehe. Eu amo ler, e TENTO ler, no mínimo, uma página por dia. Depois que passei a tornar a leitura um hábito, meu vocabulário melhorou muito, assim como o modo como escrevo no blog... e minha criatividade também... estou com planos para começar a escrever uma história. Só preciso sentar, esparecer e começar. Adorei todas as dicas *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prático muito esse exercício de uma página por dia. Ai que linda, comece mesmo. Quero ler, viu? ❤

      Excluir
  8. Quando eu estava no ensino médio escrevia váááááárias histórias. Caderno de 90 páginas, com história de início, meio e fim e vários contos! Depois disso eu parei e nunca mais :/ Agora só escrevo os artigos do blog. Escrever, assim como ler, é um hábito, e quanto mais a gente pratica melhor nossa escrita. Ótima postagem!

    Beijos, Vickawaii
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é nunca parar. Como dizem por aí: a prática leva a perfeição. Mesmo você escrevendo apenas artigos do blog, isso também é uma maneira de praticar. ❤

      Excluir
  9. Achei o seu post muito interessante! Parabéns ♥ Seu blog é maravilhoso demais!
    Beijos ♥
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir