#21 | Ponto turístico da minha cidade

agosto 26, 2017

Foto: Unsplash by Andrew Neel
Fiquei bem na dúvida na hora de escrever esse post. Primeiro porque mudei de cidade para estudar e depois aluguei uma casa na cidade vizinha, que na verdade só uma ponte separa. Então não sabia sobre qual cidade falar. Levando em consideração que o ponto forte de Santo Antônio de Jesus, minha cidade natal, é o comércio e Cachoeira, cidade da faculdade, tem vários pontos turísticos. Vou focar em São Félix que é onde eu realmente “moro”. Quer post mais confuso? HAHA

Vamos esclarecer! As três cidades citadas fazem parte do Recôncavo da Bahia e são cidades cheias de histórias. Meu foco nesse post será a cidade de São Félix, uma cidade do interior da Bahia e que fica às margens do Rio Paraguaçu, e seu ponto turístico, o Centro Cultural Dannemann.

Situado na cidade de São Félix, o Centro Cultural Dannemann, está localizado nas instalações da primeira fábrica de charutos, fundada por Geraldo Dannemann, na Bahia.  

Frente do Danneman - Foto: Janeise Santos 

Este prédio colonial de proporções generosas data do século XIX. A parte da frente é usada para a realização de eventos que promovem a cultura e a educação. Acreditamos que retribuímos à população local algo de valor duradouro.
Na parte detrás do CENTRO DANNEMANN, long fillers são enrolados à mão por charuteiras, que são especialmente treinadas para produzir estes charutos vintage. A área de fabricação tradicional está aberta a visitantes durante as horas de trabalho.” Fonte: Terra Dannemann

A visita ao local tem tanto contexto histórico geral como para os apreciadores de charutos. O Centro Dannemann irá mostrar que a arte vai além das manifestações tradicionais. Vale a pena conhecer e ouvir as explicações no tour guiado.  Eu tive a oportunidade de visitar pela primeira vez como “museóloga, um tour com minha turma da faculdade, quando eu cursava Museologia e a experiência foi gratificante.

O Dannemann é um lugar de bastante cultura. Vale a pena visitar e conhecer um pouco sobre a história do império fumageiro, que contribuiu muito para que o recôncavo da Bahia se constituísse no maior produtor de fumo do mundo. E você não precisa ser nenhum apreciador de fumo para visitar o local.

Eu deveria ter tirado mais fotos, mas fiz esse post com o tempo curto. Espero que vocês gostem. Xoxo <3


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários