Faculdade | Eu curso Museologia

fevereiro 25, 2016



Ei pessoas, estou bem sumida aqui no blog, mas voltei com uma novidade. Finalmente estou de férias, agora vou poder postar \o/ Ainda estou com o probleminha do notebook, mas logo resolvo. Vou responder todos os comentário e voltar a minha rotina de visita aos blogs, então se você está lendo esse post e percebeu que sumi do seu blog, aguarde que estou voltando!!!
Prometi que iria falar sobre o curso que eu faço e aqui estou! Então vamos lá:

O que eu faço e porque escolhi!

Curso Museologia e escolhi esse por opção mesmo, sou curiosa e quando vi um curso "diferente"  me interessei, mas coloquei como segunda opção no SISU. A primeira era Jornalismo, mas acabei passando em Museologia e me perguntei por que não? Então fiz a matricula e ingressei, fui pensando em mudar, mas acabei me apegando a Museo e as pessoas maravilhosas da minha turma e agora estou indo para o 4º semestre. Vez ou outra me pego pensando em tentar a transferência para Jornalismo, mas ainda estou indecisa. Amo a Museologia e enquanto me sentir bem vou continuar cursando.
“Museologia é a área do conhecimento que investiga as relações que a sociedade mantém com seu patrimônio, visando à preservação e comunicação do mesmo. Os estudos de Museologia tomam como base o conceito de patrimônio integral (natural e cultural) - ou seja, o conjunto de referências materiais e imateriais definidoras da identidade dos grupos humanos no tempo e no espaço.” Encontrei essa definição lá no site da Universidade que eu curso, se quiser dar uma olhada é só ir lá no portal da UFRB.
A pergunta que não cala, o que a pessoa que cursa museologia faz? Passa o dia em um museu? Pior que isso é quando fazem a associação de museu e coisa velha, ou a famosa frase “Quem vive de passado é museu.” E sem contar que ainda tem gente que me pergunta se museologia tem algo a ver com música. Migos, não sejam essas pessoas, please!
A pessoa que cursa Museologia é chamada de Museólogo (a). "O museólogo é o profissional que atua em museus, centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, galerias de arte, arquivos, bibliotecas, sítios arqueológicos, parques, centros comunitários, universidades e escolas, podendo ainda prestar serviços técnicos e de consultoria especializada em qualquer instituição vinculada direta ou indiretamente à proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio natural ou cultural." (Essa definição foi do site da UNB). Dedica-se à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico.
Depois que comecei a cursar Museologia descobrir varias outras paixões, o curso é bem interdisciplinar e faz a conexão com outros cursos. Descobri meu amor pela Arquitetura, desenhos (por causa de uma disciplina que peguei), o amor pela fotografia só aumentou e várias outras coisinhas.
Quando me formar vou trabalhar em museu? Vou sim, se arrumar trabalho é claro! HAHAHA
Marquei de gravar um vídeo com duas amigas para explicar mais sobre o curso e espero que dê certo. Vai ser o primeiro vídeo aqui pro blog e eu tô ansiosa demais e com vergonha também haha. Mas logo ele sai. Esse post foi rapidinho, só para vocês conhecerem mesmo, prometo fazer outros posts sobre a faculdade e quem sabe, vídeos também.
Espero que tenham gostado e até o próximo post.



  • Share:

You Might Also Like

2 comentários